terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Hoje foi um dia estranho

Hoje foi um dia estranho.

O dia de ano novo costuma ser para mim a primeira folha em branco de um caderno novinho que eu quero escrever com uma letra perfeitinha e desenhar com craions de cores suaves.

É o dia de definir novas metas, de sonhar com a vida mais saudável. É o tempo do Ah! Desta vez é que vai ser! Sempre foi.

E hoje senti-me encurralada por essa mentalidade que conheci toda a minha vida, de iniciar no livro novo uma dieta/vida saudável/perda de peso/exercício e o sentimento desconhecido de não ter de o fazer.

Por um lado quero fazê-lo porque sempre o fiz e gosto da sensação de estar a tentar sentir-me melhor. Por outro queria deixar de vez esta mentalidade de dieta.

Uma coisa é certa: nestes dias abusei, claro, todos abusamos nesta época, quanto mais não seja porque há uma panóplia de iguarias na mesa que normalmente não estão ali à mão de semear sempre a sussurrar Estou aqui, dá-me só uma dentadinha, anda lá...

E agora, mais do que resoluções para perder os quilinhos das festas, sinto falta das comidinhas mais leves, de legumes, de sopa, de água, de fruta. De vez em quando sinto uma dor nas pernas da inércia do sofá. A minha cara está salpicada de espinhinhas e eu já deito chocolate pelos olhos (quem diria hã?)

Quero comer melhor este ano, quero mexer-me mais este ano, mas não com o objetivo de perder x kg até ao dia y. Não. Quero sentir-me mais ativa e mais saudável, quero a minha pele mais radiosa e mais macia e para isso tenho de cuidar de mim de dentro para fora.

Estive quieta a maior parte do dia a tentar decifrar estes meus sentimentos dissonantes, mas acho que é isto, a imagem acima diz tudo! Sinto-me perdida, mas estou somente a evoluir e por isso tudo à minha volta me parece estranho...

8 comentários:

  1. Mas é claro que estamos cheios de comida estes dias. É claro que eu também sinto necessidade de ter uma alimentação mais saudável, por estar cheio de doces e tudo mais que ali temos à nossa disposição nestes dias. E vamos fazê-lo, voltar às nossas comidas aos nossos hábitos. Mas também é muito bom não te andar a ver a stressar por causa disso.

    ResponderEliminar
  2. Este ano ao contrário dos anteriores, também decidi ter uma alimentação mais saudável! Não para emagrecer, mas para cuidar mais de mim... da minha pele.
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  3. Curioso como a nossa pele reflete tão bem o que se passa dentro de nós. A minha pele está uma miséria. Há uns meses, tentei enganar-me com produtos novos mas a verdade, sei-o perfeitamente, é que ela é apenas (mais) uma consequência da minha alimentação desastrosa dos últimos 8 meses. E isso tem de parar.
    Também eu não quero definir objetivos de peso, mas vou, certamente, definir objetivos de saúde, porque estou a sentir a minha a fugir-me por entre os dedos...
    Um bom ano para ti! Que mantenhas esse percurso fantástico que iniciaste em 2018.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Neste final de ano comecei uma nova rotina de pele e tenho me obrigado a beber muito mais agua que considero ser um dos elementos essenciais para o bem estar do nosso corpo. Com força e determinação vamos conseguir ;)
    Bom ano

    ResponderEliminar
  5. Mais do que estipular datas, ou metas, ou objetivos a cumprir neste novo ano é percebermos o que realmente nos faz falta. O que podemos melhorar de forma a nos sentirmos melhor. Com certeza este ano de 2019 vai ajudar nesse sentido. O livro está aberto. Agora é só escrever à nossa maneira. Temos essa oportunidade todos os anos enquanto estivermos vivos. Só não aproveitamos se não quisermos!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Com determinação, certamente irá conseguir os seus objetivos. Uma alimentação saudável é sempre uma mais valia. Beijinho e feliz ano novo.

    ResponderEliminar
  7. Não sintas culpa, estamos todos no mesmo barco, agora é sair do sofá e começar 2019 com novos pensamentos!!

    ResponderEliminar
  8. O pensamento é mesmo esse, fazer o que for preciso para nos sentirmos bem connosco próprios, sem obrigações nem frustrações! :)

    ResponderEliminar