terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Dos almoços

Todos os dias trago almoço para o trabalho. Fica mais económico, obviamente e acabo por rentabilizar imenso a 1h30m que tenho livre porque 15 minutos chegam-me e sobram para comer e o resto do tempo ou vou às compras, ou dou um saltinho a casa, ou leio um livro, o que me apetecer.

Se antes acabava sempre por trazer restos de outras refeições, nos últimos tempos tenho decidido cozinhar propositadamente para estes almoços o que me permite fazer coisas que normalmente não comemos em família por serem, vá lá... diferentes. Apesar de poder aquecer a comida antes de ir laurear a pevide, tento fazer coisas que se comam bem frias (vão aparecer aqui muitos couscous) e preferencialmente experiências sem carne nem peixe.

Como não me incomoda minimamente comer a mesma coisa dias seguidos, ao domingo faço almoço para 2ª, 3ª e 4ª, na 5ª como uma sopa e uma empanada de atum (que adoooro de paixão) e 6ª normalmente vai também uma sopa com um restinho de qualquer coisa ou, se não houver nada a jeito, lá tenho de fazer o sacrifício e malhar outra vez numa empanada, fazer o quê...


Ora então esta semana saiu ervilhas estufadas com cenoura e cogumelos e ovo escalfado. Eu ponho num tacho polpa de tomate, vinho branco, sal e ervas aromáticas e deixo cozinhar a cenoura, as ervilhas e os cogumelos; quando a cenoura estiver cozida, meto 3 ovos para escalfar no molho. Podia ter servido com arroz branco, mas preferi fazer o que a minha mãe fazia quando eu era miúda e adorava: na marmita pus pão ao pedaços e por cima as ervilhas com o ovo e molhinho. Como eu adoro estas sopas de pão...

Além de ser um almoço muito em conta, é saudável e acima de tudo reconfortante!

1 comentário:

  1. Adoro ervilhas com ovos escalfados! Mas não meto nem cenoura nem cogumelos, é mais o chouriço e o bacon!!!

    ResponderEliminar