sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Quem é a Sweet?



Sou uma miúda já nos meus quarenta, mas com mentalidade cada vez mais jovem e recuso-me a ficar parada no tempo. Sou casada com o meu namorado de escola já há 19 anos e temos uma filhota em plena adolescência com quem tenho a melhor relação que poderia alguma vez imaginar.

O meu mundo mudou quando ela nasceu há 16 anos atrás. Para melhor. Eu nasci para ser mãe.

Quando ela fez um ano, eu, no meu maior peso, tomei a decisão de me tornar uma pessoa melhor e de educar a minha filha através de bons exemplos. E para isso tinha de me alimentar melhor (eu tinha uma alimentação mesmo muito má), tornar-me mais ativa e mais saudável. Por ela e também por mim.

Fiz de tudo e o meu peso realmente desceu. E subia e descia e mantinha-se tempos infinitos. E eu ficava frustrada. Sim, eu estava a adquirir novos hábitos mais saudáveis, estava a tratar do meu corpo, mas esqueci-me da minha mente.

Em 2010 criei o Sweet 68.

Eu já escrevia em caderninhos desde o início da minha jornada. A escrita ajudava-me a gerir os meus sentimentos, as alegrias e as frustrações e criar um blog foi realmente maravilhoso porque me mostrou um mundo de pessoas que sentiam o mesmo que eu.

O Sweet 68 era um blog de dietas, completamente virado para a perda de peso. O 68 era O objetivo. Cheguei a atingi-lo sim por breves momentos, mas muito à custa do meu bem estar emocional. Eu estava completamente obcecada com o peso e frustrada por não o conseguir manter e estar cada vez mais afastada daquele número que era título do meu blog que tive de o fechar para sentir alguma leveza na minha cabeça.

E em 2013 criei o Life is Sweet.

Já sem a angústia que o número me causava, consegui sentir alguma tranquilidade no sítio que era o meu escape. O blog para mim sempre foi onde me exprimi com mais sinceridade e plenitude. É realmente onde alguém consegue ver a verdadeira Lena.

O Life is Sweet era um blog virado para a vida saudável, mantendo a mentalidade de dieta e ainda focado no peso como medidor de sucessos ou fracassos. Já sem uma obsessão tão vincada, mas ainda assim com uma forte vertente de dietas.

Em maio de 2018, casualmente a dar uma vista de olhos no facebook, apareceu-me um artigo sobre uma rapariga plus-size a Allison Kimmey, com um corpo em tudo semelhante ao meu, mas com um amor incondicional por ele. E eu pensei: espera aí... se esta moça pode amar-se assim desta maneira, então eu também posso! 

E comecei a pesquisar um pouco mais sobre a vertente do #bodypositivity e o que eu encontrei foi um mundo absolutamente novo e repleto de novas perspetivas de encarar a vida.

Sabias que podias ser feliz agora, que não tens de esperar por atingires o teu peso ideal para começares a ser feliz? - Eu não sabia...

Sabias que é possível viver a vida sem te comparares a ninguém? - Eu não sabia...

Sabias que se deixares de te pesar, deixas de centrar o teu valor naquele número que tem o poder de te alegrar ou deprimir, como se fosse ele o centro da tua vida - Eu não sabia...

Sabias que não há alimentos bons nem alimentos maus, tudo são só alimentos que podemos comer quando nos apetece e que o nosso corpo acaba por naturalmente escolher os que nos fazem melhor, por não haver alimentos proibidos? - Eu não sabia...

Sabias que é possível exercitares o teu corpo como forma de recompensa pelo bem que sabes que vais sentir no final em vez de o fazeres como forma de punição pelos pecados alimentares que cometeste? - Eu não sabia...

Sabias que podes amar o teu corpo independentemente da forma dele e sabias que a tua filha está sempre a imitar os teus gestos e as tuas atitudes, mesmo as mais impercetíveis - Eu não sabia...

Porque o body positive é um mundo novo para mim e porque o Life is Sweet não era completamente focado nesta filosofia, criei o Sweet Little Things.

Porque temos de ver a vida como um conjunto de pequenas coisas agradáveis, senão corremos o risco de vermos a vida a correr mesmo à nossa frente sem a aproveitarmos ao máximo e sermos meros espectadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário